quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Gondomar em festa

Romaria de Nossa Senhora do Rosário ou Festas das Nozes

Decorrem, de 3 de Setembro a 9 de Outubro, as “Festas do Concelho de Gondomar”. A mais importante manifestação popular do concelho. A colorir o primeiro domingo de Outubro, a tradição da Festa de Nossa Senhora do Rosário já dura em Gondomar há cerca de 300 anos. Começou por ser uma celebração de carácter religioso, mas actualmente essa sua vertente dissipou-se, chegando a ser mais conhecida pela festa das nozes. Mas não é apenas este furto seco que faz as delícias dos romeiros que aqui são recebidos. À espera deles há também vinhodoce e regueifa.

Durante mais de um mês, com eventos distintos e oferta para um público diversificado, muitas serão as actividades que acontecerão no Concelho de Gondomar.
As tradicionais festividades – desde sempre popularmente conhecidas por “Romaria do Rosário” ou “Feira das Nozes” – são organizadas pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal e pela Confraria de S. Cosme, S. Damião e Nossa Senhora do Rosário.

APEEJIQS

APEEJIQS

Pensamento

"Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos que nos esquecemos da urgência de deixar filhos melhores para o nosso planeta."