quarta-feira, 18 de novembro de 2009

VIII Hospital dos Pequeninos



Como sabem, no próximo dia 23 de Novembro, de manhã, teremos uma deslocação ao Hospital dos Pequeninos, sector autónomo do Hospital Santo António, pelo que deverão trazer esta semana para o jardim um boneco, "Filho", para elaborar a ficha do doente.

Sabemos, que surgiram várias duvidas, quanto a ida ou não dos meninos a esta visita de estudo, mas queremos reforçar que esta iniciativa foi rigorosamente preparada entre as docentes e os diferentes profissionais de saúde envolvidos e não implicará quaisquer situação de perigo para a saúde das crianças. Serão tomadas, todas as medidas de prevenção necessárias e adequadas.


No entanto aqui fica uma pequena ideia do que poderá vir a ser esta visita.


Com este projecto pretende-se, através de um jogo de representação, reduzir a ansiedade que as crianças sentem quando confrontadas com a presença de um profissional de saúde, ao mesmo tempo que se proporciona uma actividade de aprendizagem sobre noções básicas de saúde. Por outro lado, pretende-se que os futuros profissionais de saúde utilizem os seus conhecimentos para ensinarem as crianças, de um modo lúdico-didáctico adaptado às suas idades, a perder o medo da “bata branca”.







Como funciona?
A criança chega com o seu boneco favorito, que finge estar doente, numa inversão de papéis que lhe permite uma posição mais confortável de observador durante a “brincadeira”. Cabe aos alunos acompanhar a criança no processo de recuperação do seu boneco, incutindo-lhe o à vontade no âmbito hospitalar.








O percurso que cada criança efectuou no Hospital dos Pequeninos foi o seguinte: Sala de Espera (onde se prepararam alguns jogos didácticos), Triagem (os doentes, que são os bonecos trazidos pelas crianças, recebem uma fita de cor, de acordo com a gravidade da situação e também recebem um cartão de identificação que é carimbado em todas as estações), Consulta (um médico analisa a situação do boneco, faz-lhe um exame objectivo e reencaminha-o para: Análises (onde simulam uma colheita sanguínea), Radiologia (simulação de uma radiografia ao seu boneco) e Cirurgia (onde simulam a lavagem de mãos, vestem uma bata cirúrgica e simulam uma cirurgia para tratar do seu boneco). Segue-se a Sala de Tratamentos (onde é mudado o penso do seu boneco), a Farmácia, a Consulta de Medicina Dentária e a de Nutrição. Após este trajecto cada criança recebeu um certificado de participação, um saco com um lanche e ainda um conjunto de prendas e bens alimentares que foram oferecidos às escolas para posterior distribuição às crianças.


Mais Reportagens:



APEEJIQS

APEEJIQS

Pensamento

"Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos que nos esquecemos da urgência de deixar filhos melhores para o nosso planeta."