terça-feira, 16 de novembro de 2010

Visita à Horta da Formiga

Este foi para muitos o 1º passeio. Estavam todos ansiosos de entrar para a camioneta, preparados para esta nova aventura.
Direcção Horta da Formiga, Lipor, Ermesinde.


Quando chegamos à Horta, começaram por nos explicar o processo da compostagem: transformação da matéria orgânica em terra, que funciona assim:
1º.Os restos de frutas, de legumes e de resíduos de jardim são colocados num espaço com o nome de compostor…que se vai enchendo, depois, a matéria orgânica demora 6 a 8 meses até estar transformada em composto (fica escura e a cheirar a terra) com a ajuda de alguns animais como a minhoca, o caracol, a lesma, o bicho carpinteiro e os micróbios.
Quando se coloca o composto na horta ele vai fertilizar o terreno de forma mais saudável, ajudando a criar produtos agrícolas mais saudáveis.
Depois fomos visitar a horta. Lá, travamos conhecimento com o Burro que lá passeava, e até foi possível fazer-lhe festinhas.
Observámos e tocámos em algumas plantas aromáticas: rosmaninho, alfazema, alecrim, tomilho, tomilho, limão……e descobrimos que elas têm um cheiro agradável.
Estivemos também num espaço onde se podia calcar a relva e abraçar as árvores.
No final aprendemos uma canção relacionada com a viagem da matéria.
Adorámos a nossa visita de estudo …. e agradecemos a gentileza com que nos receberam.

Aqui ficam algumas fotografias..

Click to play this Smilebox scrapbook
Neste dia a APEE ofereceu o lanche....

APEEJIQS

APEEJIQS

Pensamento

"Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos que nos esquecemos da urgência de deixar filhos melhores para o nosso planeta."